Novidades nas redes sociais vem surgindo do final de 2017 para cá. Novas funções, mais restrições e até versão nova de app que já conhecíamos. Talvez você ainda não saiba, então decidi fazer um pequeno resumo aqui do que aconteceu. Confere só!

 

Páginas terão alcance ainda menor

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Segundo divulgação do próprio Facebook no último dia 11, o algorítimo do Feed de Notícias foi modificado para privilegiar ainda mais os posts de amigos e familiares. Publicações com pouco engajamento (reações e comentários) poderão ver as maiores quedas devido ao alcance das páginas ser ainda menor.

Sim, isso significa que terá que investir ainda mais em anúncios para obter resultados satisfatórios. O anúncio deve ser realmente criativo para que ele possa cativar a atenção do seu possível cliente. Porém vale lembrar: nada adianta seu anúncio ser cativante se quando o seu possível cliente entrar na sua página do Facebook tiver somente posts promocionais. A entrega de conteúdo de qualidade agora é mais do que nunca uma obrigação de todas as marcas que desejam algum atenção de seus possíveis clientes, entregando valor antes do preço.

GIF’s disponíveis no Stories!

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Agora ao usar a função Stories no Instagram você poderá incluir gifs do site giphy.com. Aproveite essa nova função para deixar seus Stories cada vez mais chamativos para seus seguidores, mas lembre-se: sem exageros!

Posts que apelam por engajamento tem alcance reduzido

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Muitas páginas utilizam de posts com estratégias como “Vote no carro mais bonito” (vote baiting – apelação por votos via reação).“Curta se você já fez tal coisa” (react baiting – apelação por likes). Ou mesmo o “Compartilhe com seus amigos tal coisa” (share baiting – apelação por compartilhamento) para aumentar seu engajamento. Porém o Tio Mark já providenciou uma alteração no algorítimo do Facebook que identifica esses tipos de postagens e reduz drasticamente o alcance de tais. Então, se você não quer que o alcance de sua página reduza mais ainda do que o “normal” (risos), não utilize essas estratégias.

As hashtags podem ser seguidas como se fossem usuários

 

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Agora também é possível seguir hashtags no Instagram. Isso ajuda usuários a seguirem determinado assunto sem ficarem presos a um perfil específico. Para empresas essa é uma oportunidade de se criar uma espécie de subperfil para algum produto ou serviço específico. Por exemplo, imagine a Dove. Ela tem produtos tanto para o público masculino quanto feminino porém no perfil dela tem de estar misturado ambos conteúdos pois tem de atrair os dois públicos. O que a Dove pode fazer é criar uma hashtag, como por exemplo, #DoveForMen e incluí-la em todos os posts de produtos masculinos. Assim fica mais fácil de seus possíveis clientes segmentarem os conteúdos que lhes interessam apenas seguindo essa hashtag. Já pensou em usar isso para o seu negócio?

Stories por mais de 24h

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Você pode agora arquivar seus Stories no seu perfil do Instagram através da nova função “Destaque”. Seu negócio pode usar essa função para apresentar de forma descontraída seus produtos ou serviços, mostrar quem é a equipe de trabalho e salvar Stories de momentos importantes. O que importa é ser criativo e funcional.

Whatsapp Business já está disponível para Android

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Uma das novidades mais esperadas por boa parte das empresas é uma versão do WhatsApp voltada só para negócios. Agora o sonho virou realidade: o WhatsApp Business já está disponível para Android e é voltado – por enquanto – para pequenas empresas. Na sua versão para negócios ele traz as seguintes funções extras:

  • Perfil comercial: inclua informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website;
  • Respostas rápidas: você pode salvar mensagens que envia com frequência e reutiliza-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber, sem demora;
  • Mensagem automática de boas vindas: crie uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos clientes;
  • Mensagem automática de ausência: defina uma mensagem para quando não conseguir responder aos seus clientes, assim eles serão informados sobre quando receberão uma resposta.

Baixe o app através desse link (direto ao Google Play e livre de vírus): http://bit.ly/baixar-whatsappbusiness

 

Apesar do novo app ser voltado para negócios, ele não é interessante para todos.

Minha dica é: se você vende um produto ou presta um serviço que não tem necessidade de uma conversa personalizada, mais humanizada, ele é perfeito para você. Um bom exemplo seria uma pizzaria: todos os dias a conversa com os clientes é quase a mesma. Uma mensagem de boas-vindas ao cliente e logo em seguida ele pergunta do cardápio. Você envia o cardápio, o cliente escolhe o sabor, forma de pagamento e informa o endereço e pronto, conversa finalizada.

Já um bom exemplo de um negócio que não indico utilizar essa versão do app é um fotógrafo. Cada prestação de serviço que ele faz é completamente diferente da outra pois são muitas variáveis envolvidas no processo e também clientes desse tipo de negócio desejam uma atenção maior, querendo ter um atendimento mais próximo e humano.

Vale lembrar também que regras básicas de qualidade no atendimento devem também serem aplicadas – e principalmente –  em atendimentos à distância, como no WhatsApp. Para saber quais erros você deve evitar na hora de atender um cliente, leia nosso artigo Atendimento de qualidade: 5 formas de NÃO se ter.

 

Teoria da Evolução de Darwin aplicada aos negócios

Os negócios que sobreviverão daqui para a frente não irão depender só do capital. Assim como na teoria da evolução de Darwin, não são os mais fortes que sobreviverão mas sim aqueles que melhor se adaptarem. E seu negócio, está pronto para tudo isso?

 

3 thoughts to “Novidades nas redes sociais que talvez você ainda não saiba

  • Luiz

    Muito bom !!!

    Responder

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